
Belém, PA – Um homem foi preso em flagrante no final da tarde desta segunda-feira (22), no momento em que descartava cerca de 500 quilos de entulho em via pública, no bairro do Guamá, em Belém. A abordagem ocorreu na esquina das avenidas José Bonifácio e Bernardo Sayão, durante uma ação da Guarda Municipal de Belém (GMB), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, em conjunto com equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).
O suspeito usava um caminhão baú para transportar o material e quando despejava aproximadamente meia tonelada de resíduos no local foi surpreendido pelos agentes municipais. Após a abordagem, o homem e o veículo foram encaminhados para os procedimentos legais na Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde ocorreu a autuação por crime ambiental.
Durante a abordagem, outro homem que estaria envolvido no descarte conseguiu fugir. As forças de segurança trabalham para identificar o suspeito.
De acordo com os agentes envolvidos na ocorrência, o descarte irregular de resíduos causa prejuízos ao meio ambiente, compromete a limpeza urbana e pode contribuir para problemas como obstrução de vias e alagamentos.
“Esse tipo de fiscalização é fundamental para combater práticas que prejudicam a cidade e a população. A atuação integrada permite identificar os responsáveis e garantir que as medidas legais sejam tomadas”, afirmou João Paulo Paixão, coordenador do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém.
O homem preso durante a ação segue à disposição da Justiça.
Foto: Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.

