Publiquei neste fórum há alguns dias que o Japão era a pior das opções de adversário para o Brasil na próxima fase da Copa do Mundo. Não mudei de ideia, mas isso, nem antes nem agora, significa que o time de Carlo Ancelotti não pode se classificar, ou que não pode tornar o desafio mais simples se jogar com estratégia, ou mesmo que não entrará em campo com um ligeiro favoritismo ante os orientais pela tradição. Mas sem dúvidas, para mim, a Suécia era o adversário ideal – só esta na Copa porque venceu a terceira divisão da Liga das Nações (contra os poderosos Estônia, Eslováquia e Azerbaijão). A Holanda, claro, seria perigosa pela tradição e pelo elenco, mas encaixa mais com o jogo reativo do neo-Brasil. Já o Japão está com o mesmo treinador, Hajime Moriyasu, há quase oito anos (dois ciclos de Copa) e é absolutamente disciplinado e preparado para mudar a proposta dentro do jogo (como contra a Holanda, quando começou sustentando a marcação, e passou a controlar e atacar para buscar o empate). Outro ponto de perigo é Nakamura, o jogador mais criativo, talvez o único capaz de quebrar linhas com drible, que vai jogar em cima de Danilo. Isto tudo posto, o Brasil, também tem, caminhos bons para vencer.
Brasil pode superar a pior das opções
- Publicidade -

