O tempo no Brasil entre quinta-feira (25) e sexta-feira (26) será marcado por contrastes bem claros, mas com um destaque que chama atenção logo de cara: o frio intenso no Sul.
Continua após a publicidade
Enquanto isso, segundo o Inmet, outras regiões convivem com chuva irregular ou calor mais forte, em um cenário típico de atuação simultânea de diferentes sistemas atmosféricos pelo país.

Sul: o frio segue dominante e não dá trégua
No Sul, o cenário é praticamente o mesmo nos dois dias, e o frio continua sendo o principal destaque. A massa de ar polar mantém sua influência e garante temperaturas baixas, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a madrugada. É nesse período que a geada aparece com mais intensidade em várias áreas.
O que chama atenção é que, mesmo com o sol surgindo ao longo do dia, o aquecimento é lento e não muda muito a sensação de frio. Em alguns pontos mais extremos, as temperaturas podem chegar a -3°C, como em General Carneiro (PR).
Já na sexta-feira, há uma leve melhora nas máximas, mas sem grande mudança no padrão geral. Em cidades do noroeste do Paraná, os termômetros podem alcançar cerca de 21°C à tarde, o que ainda assim não chega a afastar completamente o ar frio.
Norte e Nordeste entre pancadas de chuva e calor persistente
No Norte, a quinta-feira começa com áreas de instabilidade atuando sobre Amazonas, Roraima, Amapá e Acre, favorecendo pancadas de chuva ao longo do dia. Em pontos do Pará, como Santarém e a faixa litorânea próxima a Belém, também há previsão de chuva. Já o Tocantins e o sudeste paraense seguem em outro ritmo, com sol entre nuvens e baixa chance de precipitação.
Na sexta-feira, o cenário muda um pouco e a chuva ganha força principalmente no centro e norte do Amazonas, incluindo Manaus, além do oeste do Pará e da capital Belém. O padrão segue típico de pancadas rápidas, alternando com períodos de maior nebulosidade.
No Nordeste, o destaque absoluto fica para o litoral. Capitais como Recife, João Pessoa, Maceió e São Luís podem registrar chuva mais frequente, enquanto o interior continua com tempo seco e calor predominante.

No Centro-Oeste, a quinta-feira ainda é de instabilidade mais presente. Um sistema frontal estacionário, somado à circulação em níveis médios e altos da atmosfera, favorece o desenvolvimento de nuvens mais carregadas e pancadas de chuva no norte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso e Goiás.
Na sexta-feira, o tempo já começa a ficar mais estável na maior parte da região, indicando uma redução dessa instabilidade ao longo do dia.
Continua após a publicidade
Entre os principais destaques estão:
- mínimas próximas de 5°C no sul do Mato Grosso do Sul
- temperaturas abaixo de 16°C no Distrito Federal pela manhã
- máximas de até 33°C no norte do Mato Grosso
- variação de nebulosidade ao longo do dia
No Sudeste, o sistema frontal ainda mantém o tempo mais instável em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais. O cenário muda mais no interior paulista e no litoral norte, onde a chuva pode ganhar força em alguns momentos e exigir mais atenção.
Um país dividido entre extremos climáticos
O que mais chama atenção nesses dois dias é justamente a divisão do Brasil em cenários muito diferentes. Enquanto o Sul segue com frio intenso e geada, outras regiões enfrentam chuva irregular ou calor mais forte, mostrando a atuação simultânea de diferentes sistemas atmosféricos sobre o país.
Valdir Antonelli
Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

