IníciobrasilIrã acusa EUA de 'violação flagrante' do acordo de paz - 27/06/2026...

Irã acusa EUA de ‘violação flagrante’ do acordo de paz – 27/06/2026 – Mundo

O Irã acusou os Estados Unidos neste sábado (27) de “violação flagrante” do acordo de paz firmado entre os dois lados para encerrar a guerra no Oriente Médio, após os mais recentes ataques americanos ao país que ocorreram nesta sexta-feira (26).

“Esses ataques brutais, que tiveram como alvo instalações iranianas de vigilância costeira, são uma violação flagrante” do memorando de entendimento para encerrar a guerra, declarou o Ministério das Relações Exteriores do Irã em comunicado.

O memorando é um documento com 14 pontos que estabelece o fim imediato das operações militares entre os dois países e seus aliados, prevê a reabertura do estreito de Hormuz, a retirada gradual de forças americanas da região e fixa um prazo de até 60 dias para a negociação de um acordo definitivo, que deverá incluir um novo pacto sobre o programa nuclear iraniano.

O memorando também prevê a suspensão de sanções contra Teerã, a liberação de ativos iranianos congelados, isenções para exportações de petróleo e um plano de reconstrução do país de ao menos US$ 300 bilhões, financiado por parceiros dos EUA. Em contrapartida, o Irã reafirma que não desenvolverá armas nucleares e aceita negociar o futuro de seu estoque de urânio enriquecido sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O Exército dos EUA declarou que suas forças atacaram depósitos iranianos de mísseis e drones, além de instalações de radar costeiro, na sexta, em resposta a um ataque iraniano contra um navio cargueiro que transitava pelo estratégico Estreito de Ormuz.

Sem dar detalhes, a Guarda Revolucionária do Irã disse ter revidado o ataque americano mirando postos militares dos EUA na região. A nova onda de hostilidades tensiona ainda mais o frágil acordo de paz firmado no dia 17 de junho entre os dois países.

O chefe da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano afirmou que a “violação imprudente do cessar-fogo” levará a “recuo e arrependimento” por parte dos EUA. Segundo Ebrahim Azizi, o presidente dos EUA, Donald Trump, não demonstrou nenhum compromisso com os princípios de negociação ou trégua.

O vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, disse que “se o Irã tiver divergências sobre como o memorando de entendimento está sendo aplicado, pode pegar o telefone”. Ele reiterou que “a violência será respondida com violência”.

Veja a matéria completa aqui!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

mais vistas