Estados Unidos, Israel e Líbano assinaram nesta sexta-feira (26), um acordo-quadro para cessar as hostilidades na região.
O acordo foi anunciado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após negociações em Washington.
“Temos o prazer de anunciar um acordo-quadro entre o governo soberano do Líbano e, é claro, o governo de Israel, com a mediação e o apoio dos Estados Unidos da América”, disse Rubio durante a cerimônia de assinatura.
O acordo estabelece “um marco para uma paz e uma segurança duradouras”, acrescentou o chefe da diplomacia americana.
A paz no Líbano é colocada por negociadores iranianos como pré-requisito para o fim da guerra com os EUA e Israel. O principal negociador do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, voltou a afirmar isto nesta quarta-feira (24).
Israel e o Líbano estão em guerra novamente desde 2 de março, quando o grupo extremista Hezbollah disparou contra o vizinho, em apoio ao Irã. Os israelenses responderam com ataques aéreos e terrestres, que já mataram mais de 4.000 pessoas no Líbano.
Quatro rodadas de negociações entre os dois países, realizadas desde abril, não haviam conseguido estabelecer um cessar-fogo duradouro.
Nesta terça-feira (23), por exemplo, o Exército israelense matou duas pessoas no sul do Líbano. O Hezbollah acusou Israel de violar novamente o cessar-fogo assinado no dia 19 de junho.

