No clima de quadra junina, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, promoveu o I Concurso Miss Caipira Solidário, iniciativa que uniu cultura, humanização e responsabilidade social, mobilizando profissionais de diversos setores da unidade em uma grande corrente de solidariedade. Foram arrecadados mais de 2,9 mil itens de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições que acolhem e apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade.
A diretora-geral do HMPA, Nelma Machado, disse que a iniciativa está alinhada ao propósito institucional de promover ações que vão além da assistência em saúde. “Como desdobramento do nosso planejamento estratégico, realizamos continuamente ações extramuros voltadas à contribuição social e ao fortalecimento do vínculo com a comunidade. Buscamos mostrar que o papel do Hospital vai além da saúde, desenvolvendo também iniciativas alinhadas ao nosso compromisso social e ao cuidado integral com as mulheres”, ressaltou a gestora.
Apresentação de Pinduca teve muito carimbó e alegria, ao lado de Lucas Castanha e banda Foto: Ascom/HMPA
Ana Lúcia destacou que a experiência foi ainda mais importante por estar associada a uma causa social. “A sensação de ganhar esse concurso é uma mistura de euforia, orgulho cultural e realização de um sonho; uma verdadeira consagração. Foram poucos dias para ensaiar, conseguir confeccionar uma roupa em três dias, noites sem dormir organizando os adereços de apresentação, mas recebi apoio familiar, de amigos e colegas de trabalho. Foi uma dedicação incansável com amor à tradição junina celebrada, e mais especial ainda com o gesto solidário de amor ao próximo, através de arrecadação de alimentos e a torcida entre os colaboradores do ambiente de trabalho”, relatou.
Para Giane Souza, presidente da Comissão de Humanização e assistente social da unidade, o concurso demonstrou como pequenas ações podem gerar grandes transformações. “Mais do que uma competição, o Miss Caipira Solidário nos mostrou que, quando trabalhamos juntos, somos capazes de criar momentos inesquecíveis, estender a mão a quem precisa e também cuidar de quem cuida. Ver o engajamento dos colaboradores em torno de uma causa tão importante reforça valores que buscamos cultivar diariamente no
Hospital, como o acolhimento, respeito, solidariedade e compromisso com o próximo”, ressaltou.





